CAMOMILA ROMANA - 10ml
ÓLEO ESSENCIAL DE CAMOMILA ROMANA
Nome científico:Anthemis nobilis
Sinônimo botânico:Chamaemelum nobile, Chamaemelum nobile (L.) All.
Obtenção: destilação a vapor das flores
Descrição olfativa: o óleo essencial de camomila romana possui um aroma floral adocicado e levemente frutal que anima e reconforta.
Número de processo Anvisa: 25351.433189/2020-16
Descrição da planta:
A camomila romana faz parte da família botânica Asteraceae (também conhecida como Compositeae) que é, sem dúvida, uma das maiores famílias do Reino Vegetal. É uma planta perene, de porte pequeno, medindo por volta de 30 cm. Suas folhas são finamente divididas e dispostas de modo alternado e seus caules são bastante ramificados, muitas vezes formando tapetes. As flores da camomila romana nos fazem lembrar de margaridas, com pétalas branco prateadas e um disco amarelo ao centro. Quando pressionadas, exalam um aroma parecido com o de maçã, fato esse que deu origem ao seu nome popular Camomila que significa maça moída ou maça da terra 1,2. Com um histórico de sacralidade, a camomila romana teve seu lugar de destaque e honraria ao deus Rá, no Egito e entre os antigos Druidas, na Europa 3.
É encontrada amplamente no continente europeu, preferindo a Europa Ocidental, com seus solos arenosos. Pode ser vista também no norte da África, leste da Ásia e em outros lugares por conta de ter sido introduzida, tal qual na América do Norte e do Sul. A camomila romana é uma planta que prefere ambientes ensolarados e solos secos 4.
No hemisfério norte, sua floração é mais abundante nos meses de maio a julho, enquanto no hemisfério sul o pico de sua floração ocorre no mês de setembro 5.
Atuação no plano físico:
A literatura em Aromaterapia aponta o óleo essencial de camomila romana como um potente agente para inflamações, nevralgias de todos os tipos, dermatites, afecções da pele, dor de cabeça e enxaqueca 3,4.
O Drugs and Lactation Database menciona o uso tópico da camomila romana como cicatrizante de feridas 6. Um trabalho publicado na Journal de Mycologie Médicale concluiu que os óleos essenciais de diferentes plantas aromáticas, dentre eles o óleo de camomila romana, são excelentes agentes antioxidantes e antifúngicos 7.
Atuação no plano emocional:
Baudoux (2018) indica a camomila romana em casos de irritabilidade, agitação, choque nervoso e trauma psicológico por conta de suas propriedades calmantes, sedativas, soníferas e relaxantes 3. Festy (2021) reitera o caráter calmante da camomila romana indicando-o para agitação nervosa, ansiedade e estresse elevado 4.
Pesquisadores da Okayama University of Science, no Japão, identificaram que a inalação do óleo essencial de camomila romana, aliada com tratamento antidepressivo a base de clomipramina, melhorou o comportamento depressivo em camundongos ao reduzir os níveis séricos de corticosterona nesses animais8. Esses autores sugerem que a inalação de camomila romana pode melhorar o efeito antidepressivo da clomipramina, aumentando a neurogênese hipocampal e modulando os níveis de corticosterona em pacientes com depressão resistente ao tratamento.
Atuação no plano estético:
O óleo de camomila romana é considerado como um ingrediente importante em diferentes preparos cosméticos. Uma publicação da International Journal of Toxicology menciona que, resguardadas as diretrizes e corretas diluições, esse óleo é considerado seguro para formulações cosméticas e oferecem baixo risco de sensibilização 9.
Amaral (2018) reconhece o óleo de Anthemis nobilis como um ingrediente em formulações para acne, dermatite, psoríase e pele sensível 10.
Orientações:
Em caso de dúvidas, sempre consulte um(a) Aromaterapeuta ou um Profissional de Saúde habilitado.
Referências Bibliográficas:
1. National Museum of Natural History. Encyclopedia of Life. https://eol.org/ (2022).
2. JSTOR. Global Plants Database. https://plants.jstor.org/ (2022).
3. Baudoux, D. O Grande Manual de Aromaterapia de Dominique Baudoux. (Editora Laszlo, 2018).
4. Festy, D. A Bíblia dos Óleos Essenciais. (Editora Laszlo, 2021).
5. Pl@antNet. Pl@ntNet identify. https://identify.plantnet.org/ (2022).
6. National Library of Medicine. Chamomile. Drugs and Lactation Database (LactMed) (2021).
7. Sharifzadeh, A., Jebeli Javan, A., Shokri, H., Abbaszadeh, S. & Keykhosravy, K. Evaluation of antioxidant and antifungal properties of the traditional plants against foodborne fungal pathogens. Journal de mycologie medicale26, e11e17 (2016).
8. Hashikawa-Hobara, N., Otsuka, A., Ishikawa, R. & Hashikawa, N. Roman chamomile inhalation combined with clomipramine treatment improves treatment-resistant depression-like behavior in mice. Biomedicine & pharmacotherapy = Biomedecine & pharmacotherapie118, (2019).
9. Johnson, W. et al. Safety Assessment of Anthemis nobilis-Derived Ingredients as Used in Cosmetics. International Journal of Toxicology36, 57S-66S (2017).
10. Amaral, F. Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais. (Cengage Learning, 2018).